Como evitar acidentes de trabalho

Acidente de trabalho: por que e como evitá-los?
Como empresário ou gestor responsável pela segurança do trabalho, você deve ter uma série de preocupações com a saúde e a segurança dos seus funcionários. Imprevistos acontecem e podem acabar causando algum acidente de trabalho. Mas grande parte das situações de risco podem ser minimizadas com o uso de práticas e equipamentos corretos.
O que é o acidente de trabalho?
De acordo com a Lei nº 8.213/91, que trata dos planos de benefícios da Previdência Social, o acidente de trabalho é
“o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho (...), provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”
Por que é tão importante evitar que ele aconteça?
Sabemos a importância de evitar qualquer tipo de acidente. Eles causam danos à nossa saúde e colocam nossa vida em risco. Contudo, no caso do acidente de trabalho, existem três questões que merecem um certo destaque. Confira abaixo!
Consequências para o trabalhador
O primeiro ponto são as consequências que o acidente pode causar ao trabalhador. A começar pelos danos físicos e psicológicos, que podem gerar incapacidades temporárias ou permanentes na pessoa. Outro viés são os impactos nos familiares do acidentado, que podem ser financeiramente dependentes e ainda terem que lidar com o apoio durante a fase de recuperação ou com a ausência de seu ente querido em caso de falecimento.
Consequências para a empresa
Para a empresa, os danos vão muito além dos financeiros, os quais incluem pagamento de licenças, despesas médicas e possíveis custas judiciais. Existe um abalo no clima organizacional e, de acordo com a gravidade do ocorrido, uma mancha em sua reputação perante o mercado. Nesse sentido, fica mais difícil encontrar parceiros de confiança e também profissionais de qualidade dispostos a se exporem aos riscos necessários.
Exija o uso dos EPIs
Entre as medidas de segurança mais importantes em uma empresa está o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Eles são a primeira barreira de proteção de cada um e visam evitar o agravamento de um acidente de trabalho. O uso de botas resistentes e antiderrapantes evita quedas e contaminações, os óculos especiais evitam danos às vistas e assim por diante. Cada equipamento tem a sua relevância e deve ser utilizado adequadamente.