Tipos de capacete e suas funções
Tipos de capacete e suas funções
Existem alguns tipos de capacetes que são comercializados visando atender a necessidades particulares de cada ramo e aos riscos a que cada pessoa pode ser exposta. Apesar de cada um ter seu design e estrutura particular, eles são formados pela mesma estrutura básica, que são os itens que não podem faltar:
- suspensão: a parte que fica apoiada na cabeça, evitando que o casco entre em contato com a pessoa;
- casco: a parte de fora, que evita que o trabalhador sofra algum dano.
A função dos capacetes de segurança é proteger o indivíduo contra quedas de objetos na cabeça. Apesar disso, eles estão divididos em duas grandes classes — que têm apenas uma pequena diferença entre si, mas que é indispensável se atentar.
- Classe A: não possui isolamento elétrico;
- Classe B: possui isolamento elétrico.
Podemos encontrar no mercado alguns modelos de capacetes de segurança, sobre os quais falaremos adiante.
Capacete com aba total
Oferece proteção não só para a cabeça, mas a outras partes do corpo, como o rosto, pescoço e ombros. Isso porque sua aba circunda todo o perímetro do capacete. Tem o formato parecido com o de um chapéu. É utilizado, geralmente, quando há risco de deslizamentos de líquidos ou contato com fiações elétricas. Por isso, é mais comum vê-lo em pessoas que trabalham com eletricidade e/ou siderurgia.
Capacete com aba frontal
Sua aba fica apenas na frente do capacete, assim, protege a cabeça e rosto do seu usuário. Tem o mesmo formato de um boné e é indicado para o ramo da construção civil e industrial.
Capacete sem aba
Não tem nenhum tipo de aba. É conhecido como capacete de alpinista, justamente porque foi desenvolvido para a prática de esportes, mas é utilizado em algumas empresas como equipamento de segurança.
Fatores para escolher o capacete de segurança ideal
Além dos tipos diversificados, alguns fatores são importantes e devem ser levados em conta para que você saiba exatamente como escolher o capacete de segurança para seus colaboradores. A seguir, listaremos os principais. Confira!
Certificado de Aprovação (CA)
Como qualquer EPI, a primeira coisa a ser verificada é se o capacete tem certificado de aprovação. Esse certificado é o que garante a qualidade do produto e comprova se ele foi testado conforme a legislação específica.
Vale lembrar que o CA tem um prazo de validade que deve ser observado, pois quando esse período é ultrapassado, o equipamento de segurança deve ser substituído por outro. Então, no momento da compra, se certifique que o EPI ainda vai demorar para ter a sua validade vencida.